A Seção de Prevenção de Acidentes e Segurança do Trabalho (SEPREV), elaborou dicas que podem evitar situações de acidentes com fogo.
  • Dicas para o combate ao fogo utilizando extintores portáteis.

Acidentes que iniciam com pequenos focos de incêndio são mais comuns do que imaginamos. Sendo assim, medidas como seleção, instalação e manutenção de extintores devem ser adotadas. A utilização correta destes equipamentos pode controlar o fogo até a chegada dos bombeiros. Porém é necessário tomar alguns cuidados para que a situação não se agrave.

Não há tempo de ler as instruções, por isso, a pessoa que for utilizar um extintor deverá saber como manuseá-lo.

O equipamento deverá estar carregado e funcionando corretamente. A localização adequada (próximo de portas de saída e longe do alcance de crianças) também é um aspecto importante.

O extintor deverá ser apropriado ao tipo de fogo que se quer combater. Extintores contendo água não são indicados ao combate de fogos provocados por inflamáveis e eletricidade.

O extintor deverá ter capacidade suficiente para combater o fogo. Muitos extintores portáteis se descarregam num curto prazo de tempo (de 8 a 10 segundos). Fique atento. Antes de tentar apagar o fogo, certifique-se de que as saídas estejam desbloqueadas, que todos estejam fora do ambiente e se o Corpo de Bombeiros já foi acionado. Se o fogo se estender, saia da área imediatamente e feche a porta.

© 2016. Platina Extintores. Todos os direitos reservados | Design by WEBX